Translate

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Mude seu cerebro, você pode!

O cérebro humano é uma fantástica máquina de adaptação. Pesquisas científicas ao redor de todo o mundo vem confirmando o que já se intuia: quanto mais praticamos algo, mais fácil torna-se realizar a tarefa.

Temos aqui uma oportunidade imensa para moldar nosso cérebro para fazer aquilo que queremos através da repetição. Uma pessoa que deseja tornar-se mais saudável, por exemplo, precisa criar o hábito de fazer exercícios regularmente. De acordo com a ideia da plasticidade cerebral, o primeiro dia será o mais difícil. O segundo, menos que o primeiro. O terceiro, menos ainda.

Repetidas muitas e muitas vezes, qualquer tarefa torna-se fácil de ser executada. Assim, se você tem um objetivo na vida – como aprender a falar em público, por exemplo – deve praticar diariamente, a maior quantidade de vezes que puder.
Cada vez que fazemos uma coisa, um grão de experiência é depositado no cérebro. Quanto mais vezes e mais frequentemente a repetirmos, mais fácil e natural tornar-se-á fazer essa tarefa.

Aristóteles já disse na Grécia Antiga que somos o que fazemos repetidamente. E se podemos aprender a fazer qualquer coisa pela simples repetição, não importando o quão difícil seja no princípio, então temos a chave para saber fazer praticamente tudo o que quisermos.