Translate

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

INESQUECÍVEL

 Para ser inesquecível, não basta ser bonita ou interessante.
Ser sexy ou gostosa também não.
INESQUECÍVEL
Mirian Goldenberg
Quando perguntei para alguns dos homens das camadas médias do Rio de Janeiro que pesquisei: "existe alguma mulher inesquecível na sua vida?", tive muitas respostas do tipo: "Minha ex-mulher, ela é a mulher da minha vida"; "Minha esposa, ela me fez crescer como homem"; "Minha ex-namorada, eu aprendi muito com ela" ou "Minha namorada, ela me transformou em um outro homem". 
Ouvi dos meus pesquisados a seguinte máxima: o homem brasileiro quer ser o primeiro na vida de uma mulher; já a mulher brasileira quer ser a única na vida de um homem. 
A mulher inesquecível, para eles, é aquela que ensina, transforma, instiga, provoca, desafia. Não é alguém que quer mudar o marido ou namorado com suas reclamações, cobranças e exigências. Os homens que pesquisei não gostam de mulheres que demandam ou cobram muito. Eles querem mudar espontaneamente, para corresponder ao que será amado, admirado ou reconhecido pela "mulher da minha vida".  
Uma idéia recorrente aparece nos seus depoimentos sobre a mulher inesquecível: "Ela me ensinou a ser alguém que eu sempre quis ser", que se traduz em diferentes âmbitos: "Ela me fez estudar o que sempre quis estudar, mas achava que não tinha capacidade"; "Ela me fez investir muito mais seriamente no meu trabalho"; "Ela mudou completamente o meu modo de vestir e de agir, eu era muito infantil antes dela"; "Ela me abriu o mundo da filosofia e dos livros"; "Se hoje estou fazendo doutorado, é mérito dela, eu nunca conseguiria sozinho".  
Há uma característica fundamental para se tornar uma mulher inesquecível: ela deve provocar a admiração do parceiro, muito mais do que o desejo. "Você é a mulher que eu mais admiro neste mundo", disse o marido de Mônica, no meu livro "Infiel". "Eu sempre te amei, te amo e vou te amar, sempre, você é o grande amor da minha vida". 
A mulher inesquecível não é necessariamente bonita, jovem, gostosa ou boa de cama, dizem.  Outros capitais parecem ser muito mais importantes para uma mulher se tornar inesquecível: a capacidade de ensinar algo, de mudar a visão de mundo, de introduzir a mundos novos, de ser companheira, cúmplice, carinhosa, atenciosa, compreensiva. O poder que ela tem decorre do parceiro acreditar que se tornou um homem melhor do que era antes de conhecê-la. Há uma ruptura com um passado em que ele era outro homem, com menos conhecimento, maturidade, realização. 
É só abrir uma das inúmeras revistas femininas e ler os depoimentos de mulheres famosas sobre os seus namorados e maridos com "os olhos brilhando": "Ele me faz sentir que eu sou a mulher mais especial do mundo." É isso também o que dizem as "Outras" que pesquisei para justificar seus papéis de amantes de homens casados: "Eu sou a única, a número um, a especial, a verdadeira. Ele só está com a esposa por obrigação." 
O filme de Domingos de Oliveira "Todas as mulheres do mundo" mostra o conflito de Paulo (interpretado por Paulo José), que abre mão de todas as mulheres do mundo para escolher só uma: Maria Alice (interpretada por Leila Diniz). Leila Diniz, como aparece nos depoimentos do meu livro "Toda mulher é meio Leila Diniz", foi e é inesquecível porque fez com que os homens com quem namorou mudassem sua forma de ser e de lidar com as mulheres. Tornou-se inesquecível também para os amigos e amigas porque provocou uma verdadeira revolução em suas vidas, especialmente no que diz respeito à liberdade sexual e à vivência dos afetos. 
E por que as mulheres brasileiras desejam tanto serem as únicas? Acredito que escondido no desejo de ser inesquecível está evidente o medo da morte física ou simbólica. O medo de ser esquecida, ignorada, invisível para os homens, especialmente quando envelhecem. Medo que assombra inúmeras mulheres que pesquisei: medo da invisibilidade. Viver para sempre na memória e lembrança de um homem que acha que encontrou "a mulher da minha vida" protege da morte simbólica. A mulher inesquecível torna-se imortal ao ser amada de uma forma única, ao conquistar o lugar de "a mulher da minha vida". 
Ser bonita ou interessante não basta para ser inesquecível. Ser sexy ou gostosa também não. É algo que deve marcar a ferro e fogo a vida de um homem, um lugar que não será ameaçado por outras mulheres. É um lugar para uma única mulher, para uma mulher única, para sempre. 
O que quer uma mulher? Ser única, inesquecível ou... imortal?
MIRIAN GOLDENBERG, antropóloga, professora, autora de "TODA MULHER É MEIO LEILA DINIZ" (Ed.Bestbolso).

Um outro artigo, muito interessante retirado da Revista "ELLE" diz o seguinte:
Homens interessantes revelam o que torna uma mulher inesquecível
Sabemos muito bem quais são as características masculinas que nos agradam: papo inteligente, bom nível intelectual, tendência a mimos e gentilezas, aptidão a nos fazer rir, físico legal (que não somos santas) etC, etc... etc. Como se justifica, então, o fato de desenvolvermos um verdadeiro estado de letargia amorosa por sujeitos que deixam a desejar em muitos quesitos citados? Explosão de hormônios? Projeção da figura paterna? Marte retrógrado no céu? Ebó na encruzilhada? Tudo isso junto? Cientistas, filósofos, astrólogos e afins ficam anos pesquisando o tema para chegar à mesma conclusão de nossas manicures: cada caso é um caso e cada um é cada um. E isso vale para ambos os sexos. Tanto quanto a gente, os rapazes não têm respostas prontas nem receitas infalíveis quando o assunto é o que torna uma mulher inesquecível. 

É complicado prever com o que, por que e por quem um homem pode acabar se encantando. O que, afinal, faz uma mulher ser marcante, única, à prova do tempo e até de outros relacionamentos. Tipo: o que será que Wallis Simpson, a duquesa de Windsor, tinha de tão especial (além de ser chiquérrima, claro) para que o então rei Eduardo VIII abdicasse do trono da Inglaterra para viver com ela? No extremo oposto: nem todo o estilo e a beleza da princesa Diana foram suficientes para que ela se tornasse a mulher marcante da vida do insosso príncipe Charles, que preferiu Camilla. 
Sim, sabemos que há mais mistérios sobre o que de fato impressiona os homens do que podemos prever. Por isso, ELLE foi atrás de experts de beleza, comportamento e estilo e listou dicas preciosas para transformar você, definitivamente, numa mulher marcante, dessas com quem o cara já velhinho ainda sonha em encontrar de novo.  O resto é com você.

Inspire!

Não, não se trata de nenhum exercício respiratório miraculoso do tipo pega-bofe. Segundo Maria Amália Vitale, terapeuta familiar de São Paulo, as mulheres inesquecíveis são aquelas que inspiram os homens.Com sensibilidade, elas os estimulam a desenvolver percepções diferentes. O homem sente que sua vida está se transformando, mudando para melhor, explica.

 

Exiba-se

Ninguém está dizendo que você deve fazer striptease sobre a mesa de um bar! É só que moças sociáveis têm mais chances de atrair os holofotes para si do que garotas muito tímidas. Não há dúvida de que personalidades expansivas conseguem maior visibilidade no trabalho, entre amigos e, claro, na vida amorosa, garante Maria Amália.

 

Não abuse e use

Encaremos os fatos: não é a sua plataforma Prada ou a sua bolsa no-vi-nha Marc Jacobs que vão torná-la inesquecível aos olhos alheios sim, 99% deles sofrem de miopia fashion. Os homens gostam de uma moda mais clássica e óbvia. Peças experimentais, conceituais ou com muita informação de moda (volumes, por exemplo) assustam, assegura Emanuela Carvalho, stylist e consultora de imagem.

 

Caia na real

Sabe aquela mulher que trabalha duro em seu emprego glamouroso, sai todas as noites para um drinque com as amigas e está sempre bem-humorada, disposta, linda, com a depilação e a manicure em dia e pronta para uma sessão de sexo selvagem? Pois ela só existe na série Sex and the City. Mulher inesquecível de verdade é a real. Alguém com contradições, defeitos (rugas e celulite, por que não?), mas interessada, companheira, apaixonada, que sabe ouvir e compreender. O resto é fantasia, define Mirian Goldenberg, antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Perfume-se

O perfume certo pode tornar uma mulher inesquecível. Mas isso não significa que você deve se manter fiel a um perfume pelo resto da vida. A mulher moderna tem muitas caras e um dia corrido. Não aconselho que use o mesmo perfume sempre, opina a aromatóloga paulista Fátima Leão. Os cheiros tipicamente sedutores, como jasmim, rosa e sândalo, são pronunciados e, por isso, mais indicados para a noite. E mesmo eles não têm 100% de garantia. A percepção do aroma é imprevisível e não racional. Ele pode amar ou odiar, alerta Fátima. Agora, se você gosta de uma determinada nota (lavanda, por exemplo) e faz questão de usá-la 24 horas por dia, a dica é mesclá-la a outros aromas  mais leves pela manhã e marcantes à noite.

 

Seja meio Leila Diniz

Trocando em miúdos: seja autêntica. Nada mais afrodisíaco do que ser verdadeira e espontânea, por mais clichê que isso possa soar. Grande perita nessa arte, Leila Diniz escandalizou a sociedade brasileira com a sua postura prafrentex, ara usar uma expressão da época. Todos os homens de sua vida, e foram muitos, dizem o quanto ela foi importante para mudar a visão que tinham sobre as mulheres, explica a antropóloga Mirian Goldenberg, autora do livro Toda Mulher É Meio Leila Diniz (Record, 252 págs.). Quer saber a receita da mulher inesquecível de Leila? Ela teve a coragem de ser ela mesma ou soube ser sem esconder o ser, como escreveu Carlos Drummond de Andrade, completa Mirian.

Invista em você

Ok. Ginástica, um corte de cabelo dos bons e a pele macia de pêssego são eficientes armas de sedução, ninguém pode negar, mas mulher alguma consegue ser inesquecível se valendo só desses atributos. Cursos, viagens, boas leituras e afins abrem os horizontes, somam experiências e tornam qualquer pessoa mais interessante, logo, aumentam o seu potencial de ímã de homem. Se a tática não funcionar, pelo menos você será uma solteira culta.

 

Encarne a Gisele

Se você quiser manter o seu corte moderninho, à la garçon, boa sorte, mas saiba que mulheres inesquecíveis investem tudo no look de la Bündchen. Não adianta: o cabelo loiro comprido é o mais sedutor, diz o cabeleireiro Tiago Aprigio, do M. G. Hair Design. O que não significa que as orientais de cabelos negros estejam fadadas à indiferença amorosa. Na verdade, os homens não ligam muito para modismos e gostam mesmo é de cabelos bem tratados, tranqüiliza Tiago. No quesito make up, aposte na dupla olho preto e gloss cor de boca, dica do maquiador Théo Carias, do Self Make & Hair.

 

Tenha sorte

Mulher inesquecível que se preze tem que estar no lugar certo, na hora certa. Todos nós temos lacunas que queremos preencher, diz a terapeuta Maria Amália. Ou seja: se você fizer a linha acolhedora e cruzar com um rapaz carente, são grandes as chances de o cara gostar. Agora, se o mesmo sujeito estiver na fase do todo pimpão, vai achar que você está querendo dar uma de mãe o que, aliás, é bem broxante.

 

Seja sexy

Abuse da sensualidade chic e aposte em tecidos glossy, minicomprimentos, decotes estratégicos e transparências. Homens adoram mulheres que se vestem de forma sensual, especialmente na nossa cultura. E as mulheres sabem que dá resultado, opina Emanuela Carvalho. Em outras palavras: aposte já!