Translate

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O espirro e coisas assim.. é um tanto curioso...


O que é o espirro
O espirro nada mais é do que uma reação involuntária do organismo que tem como finalidade expulsar as partículas ou micróbios que causam irritação, como vírus, bactérias, poeira, ácaros, pólen e fumaça. O espirro atua como um mecanismo de defesa do organismo, o qual busca de forma brusca e ágil expulsar através do ar e gotícula pelo nariz e boca, entretanto, muitas vezes desentope o nariz. Este mecanismo de defesa identifica o agente que irrita o nariz através do nervo trigeminal, assim tem como resposta a contração do tórax e do abdômen, e ocorre automaticamente o enchimento dos pulmões. Desta forma, o ar sai com grande força, resultando assim no espirro.
Além disso, o espirro pode ser causado por algum estímulo ótico, e é denominado de espirro reflexo fótico, neste caso um grau maior de luminosidade de forma repentina faz com que o nervo ótico envie automaticamente sinais para o cérebro para que a retina se contraia. Assim este nervo é bem próximo do trigeminal que recebe involuntariamente os sinais elétricos enviados ao cérebro, resultando na compreensão da mensagem e que existe uma irritação nasal, e o espirro acontece.
É interessante ressaltar que não é recomendado segurar um espirro, isto é, quando você sente a vontade de espirrar jamais dê um aperto forte no nariz para impedir o espirro, pois poderá causar sérios problemas, como por exemplo, a ruptura dos tímpanos e dores nasais. Isso ocorre graças a velocidade surpreendente que o espirro alcança, que é de 160km/h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua mais sincera opinião.