Translate

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Desânimo quer dizer "sem alma"


Me sinto desestimulada e sem vontade de fazer nada.
Perdi o contentamento de qualquer coisa com relação ao futuro.


Desânimo quer dizer "sem alma"
E não existe palavra melhor para definir alguém que está vazio por dentro, sem vibração, sem acreditar em si...

E então, já entregou tudo nas mãos de Deus? Sua vida parece que estagnou de tal forma, que por mais que deseje mudar, nunca encontra forças suficientes para lutar? E parece que tudo está estacionado, como se você estivesse parada no tempo, a espera do golpe final? E tem passado muito tempo trancada no escuro do seu quarto, encolhida num canto, tentando descobrir por que não consegue se livrar desta situação, onde nada mais parece ter sentido? Em sua mente surgem todos os tipos de desculpas e explicações, mas o que acontece no final é que você sai do quarto, enxuga as lágrimas e volta a viver a mesma vida, como se não tivesse outra escolha?

Mas você tem escolhas!
Não uma nem duas, mas um monte delas!

O problema é saber se realmente quer mudar! Ah sim, mesmo fazendo esta cara de assustada, se der uma paradinha para pensar melhor, verá que você não muda esta situação porque não quer ou porque tem medo! Afinal, você já se ferrou tanto na vida por causa das escolhas que fez, que se bobear nem pode ouvir falar em mudanças. E sabe por que? Porque mudanças soam como fracasso, como repetição de erros, por isso só de pensar que terá que tomar uma atitude já bate aquele medo, aquele frio na espinha...
Você acabou ficando acomodada com uma situação que, por causa deste seu medo de mudar, acabou se transformando numa espécie de âncora, tirando todas as suas forças para reagir.
Mas não se iluda: tudo isto aconteceu porque você permitiu!
E esta falta de força, esta ausência de reação, só acontecem quando a gente acredita que não há nada mais a se fazer, porque tudo que fizermos só irá piorar a situação.

Só que na natureza nada permanece estático, tudo se transforma, mesmo que você se recuse a fazer algo! Pode ter certeza que as coisas vão mudar na sua vida, nem que sejam para pior. E sabe o que é mais interessante? Um dia você vai chegar num ponto onde vai olhar para trás, toda ferrada e acabada, visualizar este momento que está vivendo agora, e lamentar-se profundamente por não ter tomado uma decisão!

Acredite, se sua vida está uma merda agora, vai parecer um paraíso daqui uns anos!
Meu amor, você não é tão incapaz assim! Por mais que tenha errado, nada a impede de aprender nem que seja por meio de bordoadas! Por isso, deixa desta sua postura de boi de matadouro e começa a colocar a mente para funcionar!
Você vai se ferrar? Talvez sim!...Você vai quebrar a cara? Claro que vai, faz parte da vida! O que não pode é ter medo de arriscar! Levanta esta sua cara de desanimada, pare de ter pena de você e comece a ter raiva! Mas tem que ter muita raiva para se levantar, erguer a cabeça, começar a chutar para bem longe este monte de merda que impregnou sua mente!

Você não é inútil!!!! E nem ao menos é uma coitadinha, entenda isto! Você é bem capaz de dar uma melhorada na sua vida se tiver coragem suficiente para acabar de vez com este seu orgulho besta! Sim, porque eu e você sabemos que o que te ferra é este orgulho que tanto tenta disfarçar sob a capa de humildade!

Claro! Se você não fosse tão orgulhosa, tão pedante, não ficaria assim tão arrasada com seus fracassos!
Mas como gente metida à besta sempre se acha muito importante para sofrer, o que acontece é que elas sempre que levam umas carcadas da vida elas vão lá pro fundo do poço! Então elas se fecham, correm para um cantinho bem escuro e ficam por lá, querendo que o mundo acabe porque as coisas não aconteceram do jeito que queriam!
"Mas eu sou uma sofredora!!! E eu te odeio por me fazer ler estas coisas! Eu não escolhi sofrer, não quis estar na merda, e se estou assim não é minha culpa não ser forte o suficiente para mudar!"
Olha, eu até poderia mudar um pouco meu jeito, ser mais complacente e escrever palavras doces, mas minha intenção não é essa. O que desejo é te sacudir, deixa-la tão puta da vida que me odeie até os ossos, porque acredito que o que mais precisa é de um sacode bravo! Por isso, me odeie!! Vamos lá, deixe o sangue ferver, porque, seja por raiva, por ódio ou até mesmo por admiração, quero que se sinta viva, nem que seja por um momento!

Você pode escolher, acredite! Então escolha mudar esta sua vidinha de merda! Dá uma olhada legal no benzão para ver que ao lado dele sua barca já furou há um tempão e toma uma atitude! Coragem, mulher! Larga desta merda de emprego que está te corroendo por dentro, que todo santo dia você amaldiçoa, e vai vender cachorro quente na rua! E não tem destas de achar que vai morrer de fome, porque Deus não desampara quem luta.

Como? Você não sabe como tomar esta decisão?
Pra começar, repito, tem que acabar esta sua vaidade, com estes pensamentos de mulher mimada, que logo, logo vai voltar a sentir sua alma dando pulinhos dentro do seu corpo. E é lógico que vai dizer que não tem nada de mimada e nem é vaidosa, não é mesmo? Então por que a primeira coisa que passou em sua mente foi a vergonha de ter que vender cachorro quente?
É por que acha que merece bem mais que isso, não é?

Mas você merece por se achar alguém especial ou porque tem fé de que pode conseguir algo infinitamente melhor? Olha, pode até ser que daqui uns tempo você realmente seja a "Poderosa", mas, definitivamente, para quem está em uma situação não lá muito agradável, achar que merece algo melhor tem mais a ver com suas vaidades.

Ou seja: pode voltar a me odiar porque acabei de desmascara-la novamente!
Mas veja pelo lado bom:
Você descobriu que boa parte do que alimenta seu desânimo é resultado das feridas abertas em seu ego frágil

Então, combata este seu orgulho besta, controle esta vaidade e aceite que este momento - por pior que seja - não será eterno se realmente tiver coragem de lutar, por piores que sejam as situações que a vida lhe colocar.
Sua fé será sua salvação...
Acredite sempre!



Se você já acorda exausta, pode estar com algum problema de saúde
Você anda com a sensação de que a melhor hora do dia é quando finalmente consegue ir para a cama? Tem sentido desânimo, ansiedade e receio de não dar conta das tarefas? Isso é sinal de cansaço, amiga: o corpo e a cabeça estão pedindo água! Claro que não é o caso de se atirar no sofá e deixar o circo pegar fogo – até porque isso traria ainda mais problemas. O segredo para diminuir a exaustão, que muitas vezes é mais emocional do que física, é manter a tranquilidade durante a correria. Dá, sim!
Não pense, faça!
Ficar remoendo mentalmente uma tarefa chata é o mesmo que… fazê-la muitas vezes!
Defina prioridades
A angústia com a falta de tempo já é fator de estresse. A solução é programar os compromissos numa agenda, considerando um tempinho extra para imprevistos. Assim, você descarta de saída – e sem se desesperar por isso – aquilo que não é possível fazer hoje.
Invista no humor
Ter alto-astral pode até não resolver os problemas, mas torna a vida da gente bem mais fácil, né? Procure o lado engraçado escondido atrás de cada drama corriqueiro, sorria mais e dê um chega pra lá no pessimismo. Você se sentirá muito melhor depois disso. Experimente!
Não faça tudo
Não é você quem deve arrumar a cama do filhão de 15 anos. Nem é sua tarefa resolver os problemas financeiros da sua irmã, que não move uma palha para conseguir um emprego. Atitudes assim estimulam a irresponsabilidade dos outros e só a deixam mais cansada.
Não deixe o cansaço vencer você!


Cansaço / Fraqueza

(Informações e Dicas)
O cansaço/fraqueza pode estar simplesmente relacionado ao ritmo alucinante do cotidiano das pessoas ou pode ser um sintoma sério de mau estado de saúde. As dores e o cansaço físico passam a ser freqüentes devido a uma rotina estressante. Além dessas causas, o cansaço crônico pode ser provocado por problemas psicológicos; enfermidades ou doenças recentes; má alimentação; excesso de esforço físico e mental; gravidez; amamentação. Nós nos expressamos por meio de nosso corpo, e é justamente nele que se soma todo o estresse físico e mental. O cansaço é a debilitação das suas forças, causando fraqueza em um ou mais músculos do corpo. O cansaço pode ser provocado por noites mal dormidas ou por cansaço físico e muscular.
O cansaço físico também tem uma ampla correlação com o esporte. O excesso de treinamento acaba acarretando cansaço e, conseqüentemente, a fadiga muscular. A pessoa pode evitar o cansaço mantendo uma rotina de treinamento, se alimentando bem e tendo uma vida saudável.

Estes são alguns sintomas do cansaço:

  • Depressão
  • Ansiedade
  • Fraqueza
  • Baixa no sistema imunológico, causando enfermidades (por exemplo: resfriado)
  • Estresse
  • Anemia
  • Falta de energia
  • Desmotivação e desconforto
  • Desconcentração
  • Dificuldade em tomar decisões
  • Dificuldade em concretizar as tarefas do dia-a-dia

As causas mais comuns de cansaço e fraqueza do corpo são:

  • Falta de sono
  • Dificuldades para dormir (Visite o centro de especial de insônia,se esse for o seu caso)
  • Uma rotina de vida estressante e problemas específicos (tais como o fim de um relacionamento, problemas em casa, problemas no trabalho, excesso de trabalho) acabam gerando uma enorme carga de ansiedade e preocupação que acarreta sintomas físicos de estresse (visite também nosso centro de saúde sobre o assunto)
  • Excesso de atividades físicas geram cansaço e fadiga muscular
  • O turno de seu trabalho
  • Má alimentação. A alimentação incorreta pode deixar o organismo com falta de importantes vitaminas, minerais e macronutrientes fundamentais para o processo de energia do corpo
  • Gravidez. É muito comum, principalmente nos primeiros 3 meses de gravidez a gestante sentir-se bastante cansada. Porém, depois do 4º mês, esse cansaço tende a desaparecer

Algumas enfermidades que podem ser a causa do cansaço:

  • Síndrome da fadiga crônica
  • Anemia
  • Hipotireoidismo (sub-função da glândula tireóide)

Algumas desordens de ordem psicológica que podem causar cansaço:

  • Depressão
  • Bulimia nervosa
  • Anorexia nervosa

Medidas que podem ajudar contra o cansaço e a fraqueza:

Descansar/Relaxar/Dormir bem:

  • Durma e acorde no mesmo horário todos os dias
  • Verifique se o seu quarto tem um ambiente relaxante. Certifique-se de que não haja algum fator que possa interferir no seu sono. Os fatores que mais atrapalham uma boa noite de sono são barulho, claridade e temperatura. Tente adequar esses elementos para que o seu quarto seja confortável e relaxante. Isso irá ajudar você a dormir melhor e, conseqüentemente, melhorará suas condições de cansaço e fraqueza
  • Faça refeições leves quando estiver perto da hora de dormir;
  • Encontre um tempo para relaxar antes de dormir - uma música relaxante ou um banho quente ajudam bastante
  • Tente tirar da mente problemas e preocupações

Alimentação:

  • Faça uma alimentação balanceada e procure distribuir bem as suas refeições ao longo dia
  • Se você estiver abaixo do peso procure ingerir mais calorias e aumentar as porções de suas refeições
  • Procure evitar a ingestão de cafeína e bebidas alcoólicas perto da hora de dormir
  • Se você estiver acima do peso, tente controlá-lo praticando atividades físicas e fazendo uma dieta balanceada

Perda de Peso / Atividades Físicas:

Quando a pessoa está fora de forma ela fica propícia a sentir mais cansaço do que uma pessoa que está em forma. A melhor maneira de entrar em forma é praticar atividades físicas. Acrescente as atividades físicas aos poucos em sua rotina diária e depois aumente a duração e a intensidade dos exercícios lentamente. Procure começar com 10 minutos de atividades físicas por dia e mantenha uma regularidade. Andar (se quiser saber mais informações sobre essa atividade visite nosso centro desse esporte) é um excelente exercício para iniciantes e o ajudará muito a introduzir um esporte no seu dia-a-dia. Isso o ajudará a manter uma boa forma e, conseqüentemente, você ficará menos vulnerável ao cansaço.

Estilo de vida:

Procure fazer algumas mudanças e adaptações no seu estilo de vida diário para tentar se livrar da carga de estresse. Com certeza isso o ajudará a ficar mais relaxado. Procure concretizar suas tarefas do dia e deixar um tempo livre para um pouco de lazer. Passar muito tempo deitado e levar uma vida sedentária não o ajudará livrar-se do cansaço.
Aprender a relaxar melhorará bastante o seu sono e o ajudará a se livrar de sintomas de estresse, como frustração, irritabilidade e cansaço. Procure descobrir quais são as causas do seu cansaço, como por exemplo, problemas de família ou no trabalho, e procure lidar com essas questões. Isso o ajudará a relaxar, livrando-o de uma carga de estresse desnecessária, e conseqüentemente, melhorará o seu sono e fará você se sentir mais disposto no dia seguinte.

Substâncias que podem ajudar:

Vitaminas e Minerais :Se você se sente fraco e cansado, pode ser que isso esteja ocorrendo por falta de vitaminas e minerais. Muitas vitaminas e minerais são considerados nutrientes "essenciais". Porém, muitas vezes esses nutrientes não são produzidos pelo nosso corpo e precisam ser adquiridos pela alimentação ou por suplementação. Para obter todos os nutrientes essenciais para seu organismo é preciso ter uma dieta diversificada que inclua frutas, legumes, verduras, cereais, carnes, etc. Como hoje em dia é muito difícil uma pessoa conseguir ter uma boa alimentação todos os dias, ela acaba ficando com sérias deficiências no organismo e isso acarreta diretamente a falta de energia. Por isso, muitas pessoas recorrem a suplementos multivitamínicos para assegurar que o organismo esteja sendo suprido com as necessidades diárias desses elementos tão importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua mais sincera opinião.